Núcleo de Direitos Humanos / Programa Cátedra Unesco e Rede UNITWIN
Encontra-se instalada no Núcleo de Direitos Humanos do Departamento de Direito da PUC-Rio a Cátedra Direitos Humanos e Violência: Governo e Governança, Coordenado pelo do Professor Catedrático Dr. André-Jean Arnaud, sob a responsabilidade dos professores José Mária Gómez; Bethânia Assy.
O projeto Cátedra UNESCO e Rede UNITWIN (University Twinning and Networking Scheme) é uma iniciativa das Nações Unidas que objetiva desenvolver uma rede de cooperação acadêmica e de geminação de pesquisas entre diferentes universidades, de forma a possibilitar a transferência de conhecimentos e a promoção de uma maior solidariedade acadêmica.
Concretamente, a Cátedra funciona como uma rede aberta tanto no interior de cada instituição como nas relações interinstitucionais. Dentre as atividades, realizam-se intercâmbios de docentes e discentes, reuniões conjuntas de trabalho, conferências abertas, publicações e etc., cujos custos são arcados por cada instituição participante de acordo com fontes de financiamentos autonomamente adquiridas.
O Núcleo de Direitos Humanos obteve apoio ao presente projeto de cooperação acadêmica através do PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica), de 2005 à 2008. A chancela da CAPES permitiu expandir as relações já existentes no eixo das universidades nacionais pertences à Cátedra UNESCO e à Rede UNITWIN.
O projeto encontra-se consolidado desde novembro de 2003, entre instituições de ensino superior nacionais e internacionais, a saber: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (Rio de Janeiro, RJ), no âmbito do Núcleo de Direitos Humanos do Departamento de Direito; Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (São Leopoldo, RS), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Direito; Universidad Externado de Colômbia; e Universidad Carlos III de Madrid, no âmbito do Instituto de Derechos Humanos Bartolomé de las Casas.
A Cátedra encontra-se aberta a todos os professores e pesquisadores da PUC-Rio interessados na temática.