Cine Direito e o Dep. de Comunicação Social da PUC Rio convidam para uma conversa com Maria Augusta Ramos, diretora do documentário O PROCESSO (Brasil, 2018)

Cine Direito / Direito PUC Rio e o Departamento de Comunicação Social / PUC Rio convidam para uma conversa com Maria Augusta Ramos, diretora do documentário de longa-metragem O PROCESSO (Brasil, 2018). Serão exibidos trechos do longa durante a conversa.

Participação de Andréa França (Departamento de Comunicação / PUC Rio, Pesquisadora do CNPq), Francisco de Guimaraens (Departamento de Direito / PUC Rio), João Ricardo Dornelles (Departamento de Direito / PUC Rio, Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da PUC Rio), Thula Pires (Departamento de Direito / Núcleo de Estudos Constitucionais da PUC Rio) , Karen Akerman (montadora do filme).

Terça 29 de maio, 10h30, Auditório B8
Ala Frings do Edifício da Amizade, Campus Gávea.

 

O Processo oferece um olhar pelos bastidores do julgamento que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 31 de agosto de 2016. O filme testemunha a profunda crise política e o colapso das instituições democráticas no país. Para realizar o documentário, Maria Augusta passou vários meses em Brasília, sua cidade natal, acompanhando cada passo do processo de impeachment, somando 450 horas de material filmado. Sem fazer entrevistas ou intervir nos acontecimentos, ela e sua equipe circularam por corredores do Congresso Nacional, filmaram coletivas de imprensa, registraram as votações na Câmara dos Deputados e no Senado e testemunharam bastidores nunca mostrados em noticiários. O documentário venceu o prêmio de melhor longa-metragem internacional no Festival Documenta Madri, na Espanha, levou o Prêmio Silvestre e o Prêmio do Público de melhor longa-metragem no Festival Indie Lisboa, em Portugal, e conquistou o de Melhor Longa Metragem na Competição Internacional do Festival Internacional de Documentários Visions du Reel em Nyon, na Suíça.

Maria Augusta Ramos, diretora dos longas premiados “Futuro Junho” (2015), “Seca” (2015), “Morro dos Prazeres” (2013), “Juízo” (2007), “Justiça” (2004) e “Desi” (2000), em seu novo trabalho, busca compreender e refletir sobre o atual momento histórico brasileiro. A diretora dá continuidade às abordagens desenvolvidas a partir do sistema judiciário do país na trilogia formada por “Justiça”, “Juízo” e “Morro dos Prazeres”.

O Processo (Brasil, 2018)
Direção e Roteiro: Maria Augusta Ramos
Direção de Fotografia: Alan Schvarsberg
Som: Marta Lopes
Montagem: Karen Akerman
Edição de Som: Bernardo Uzeda
Mixagem: Gustavo Loureiro
Direção de Produção: Paula Alves
Produção Executiva: Maria Augusta Ramos
Uma Produção de: Nofoco Filmes
Uma Coprodução de: Autentika Films, Conjin Film e Canal Brasil
Distribuição: Vitrine Filmes
mais informações sobre o filme aqui

realização
Cine Direito – Departamento de Direito / PUC Rio

Departamento de Comunicação Social / PUC Rio
Núcleo de Estudos Constitucionais / Direito PUC Rio
Núcleo de Direitos Humanos / Direito PUC Rio