Núcleo de Direitos Humanos / Prêmio Celso Mello de Monografia em Direitos Humanos


Desde 2003, com o objetivo de homenagear a produção de monografias de final de curso que abordam a temática dos direitos humanos, o Núcleo de Direitos Humanos, com a colaboração da Coordenação de Monografias, lançou o Prêmio PUC-Rio de Monografia em Direitos Humanos. Os alunos vencedores são premiados com a publicação de um artigo baseado na monografia no periódico Direito, Estado e Sociedade, do Departamento de Direito da PUC-Rio. A partir de 2006, no ato de entrega das premiações, a qual ocorreu na Aula Magna do Departamento de Direito, proferida pelo Juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos Antônio Augusto Cançado Trindade, os membros da mesa então presentes sugeriram uma alteração no título do prêmio para Prêmio Celso Mello de Monografia em Direitos Humanos, de modo a reconhecer, honrar e prestigiar o legado humanista de nosso querido professor, falecido em 2005.

Podem concorrer ao prêmio os discentes do curso de graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro que tenham defendido monografia sobre a temática dos direitos humanos no ano em curso e obtido grau igual ou superior a 8,0 (oito).
A seleção das monografias submetidas ao Prêmio Celso Mello realiza-se por meio de avaliações comparativas sob a responsabilidade de uma Banca Examinadora composta por três membros: um representante do Núcleo de Direitos Humanos; um representante da Coordenação de Monografia do Departamento de Direito; e um terceiro, representante de instituição de exterior à PUC-Rio, especialista na área de direitos humanos.
Convidamos todos a participar!