Departamento / Normas e Regulamentos


Normas e Regulamentos
Normas para requerimentos de 2ª chamada e revisão de prova:
– no caso de pedido de segunda chamada, o prazo é contado a partir da data da realização da prova;
– no caso de pedido de revisão de prova, o prazo é contado a partir da data do lançamento das notas no PUC-Online.

Se você pleiteia uma segunda chamada

A concessão de segunda chamada de qualquer avaliação limita-se aos casos: participação em Competições Esportivas pela CBDU; apresentação ao Serviço Militar, Convocação Judicial, luto (parentesco direto), representações
oficiais da PUC-Rio e casos de saúde previstos na Legislação Federal. Em qualquer dos casos, o aluno deverá dar entrada no pedido de segunda chamada na D.A.R. no prazo de até 7 dias depois da data da avaliação, com a documentação necessária (atestados médicos, etc). Eventuais exceções não previstas serão encaminhadas com a devida documentação para análise e julgamento do mérito pela Comissão Geral do Departamento. O prazo é o mesmo.

Na inexistência de documentação, a solicitação de 2ª chamada pode ser feita pelo endereçowww.ccpa.puc-rio.br/sap, com o encaminhamento ao coordenador do curso e eventualmente, ao professor responsável.

Acerca da fundamentação/resultado dos requerimentos
a) Qualquer pedido, seja de revisão de nota, seja de segunda chamada, deve ser adequadamente fundamentado, com elementos objetivos. O fato de o aluno ter “estudado bastante” e a nota “não ter refletido esse esforço” ou “não correspondeu às expectativas” não é um elemento objetivo pelo qual o pedido pode ser fundamentado, porque o fato do aluno ter estudado não significa que ele tenha conseguido transmitir isso na prova, nem que ele tenha estudado corretamente. Veja um exemplo

b) A Coordenação do curso não tem o poder de determinar a forma pela qual o professor tem de corrigir a prova (se com mais ou menos rigor), muito menos interferir na escolha das suas fontes bibliográficas.

c) O professor pode reduzir a nota do aluno na revisão, ou seja, cabe reformatio in pejus se o professor achar necessário.